ENSINO REMOTO NO COLÉGIO  

Colégio Novos Tempos oferece ensino remoto em tempos de pandemia 

O Colégio Novos Tempos, desde o primeiro dia de isolamento social, investe em ações que permitem a adequação dos planejamentos e as práticas administrativas e pedagógicas para o ambiente virtual. Através de canais abertos e fechados, como as redes sociais, site, WhatsApp, contato telefônico e App IENT, a comunicação com alunos e familiares sempre se manteve ativa. A disponibilização de conteúdos, roteiros de estudo, videoaulas, testes e simulados digitais, por meio de plataformas digitais coordenadas, promove a aprendizagem e mantém ativa a rotina de estudos.

“Sabemos que nada se compara ao contato direto com o professor. Por isso, durante o período antecipado do recesso escolar, aprimoramos o sistema de aulas remotas, intensificando o trabalho pedagógico com as videoaulas online e/ou gravadas com nossos próprios professores aumentando, assim, a interação com os alunos.”, ressalta a diretora geral do Colégio, Glícia.

Sabendo da indefinição do retorno às aulas presenciais, o colégio busca ações que possam minimizar, da melhor forma possível, os impactos da situação que estamos vivenciando. Será necessário ajustar o calendário escolar, para garantir o processo avaliativo eficaz de todos os estudantes e, ainda, realizar adaptações progressivas nos planejamentos das atividades.

 

Atividades remotas

 

No Colégio Novos Tempos, as aulas remotas estão sendo oferecidas para todos os segmentos e turmas, inclusive para a Educação Infantil.  Através da Plataforma Google For Education, os professores estão disponíveis para aulas online (síncronas) no mesmo período de estudos presenciais dos alunos.

Além das aulas on-line, também são oferecidos: videoaulas gravadas (assíncronas), atividades orientadas, testes, grupos de estudo, simulados digitais, material didático impresso com orientações gerais e de leitura, bem como disponibilização de livros literários.

Todo o trabalho é feito por meio do uso da plataforma Google for Education de forma coordenada ao uso das plataformas digitais dos Sistemas de Ensino parceiros: Bernoulli, Positivo e Edify.

Cabe ressaltar que o conselho Estadual de Educação (CEE/MG) publicou resolução sobre a reorganização das atividades escolares. O cumprimento da carga horária mínima prevista na LDB poderá ser feito de forma presencial ao fim do período de emergência, associado à realização de atividades pedagógicas não presenciais.

 

Avaliações

O sistema de avaliação do período de atividades remotas é baseado em aspectos qualitativos como: frequência, pontualidade, participação, comprometimento e cumprimento das tarefas propostas e, em aspectos quantitativos, com notas atribuídas para cada atividade avaliativa proposta.

 

No retorno às atividades remotas, após o recesso escolar antecipado, uma avaliação diagnóstica foi aplicada para verificação da aprendizagem dos alunos em todos os níveis de ensino. Já os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, prestes a realizar o ENEM 2020, recebem atenção especial neste assunto e têm o sistema de avaliação intensificado, para atenuar os impactos negativos da suspensão das aulas presenciais.

“Tudo isso só está sendo possível graças ao compromisso e à competência dos nossos professores, que buscam, a todo momento, o aperfeiçoamento e a sintonia com o mundo digital; além das famílias, que se esforçam para acompanhar os filhos em casa e confiam a educação deles ao Colégio Novos Tempos.”, completa Glícia.