COMO APOIAR SEUS FILHOS NA QUARENTENA  

Como apoiar os filhos nos estudos em casa durante a quarentena?

A pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, fez escolas do Brasil todo pararem suas atividades presenciais, assim como empresas utilizarem prática de home office. Diante disso, com as crianças em casa o dia todo, é comum que os pais se sintam um pouco perdidos, especialmente sobre como ajudar os filhos a continuar estudando mesmo que longe das salas de aula. 

Nós, do Sistema Positivo de Ensino, não poderíamos deixar escolas, professores e alunos sozinhos neste momento de crise. Por isso, lançamos o SPE Com Você, um projeto que traz semanalmente videoaulas para todos os níveis de ensino e que podem ser assistidas on-line por qualquer aluno do Brasil. 

Disponibilizamos lives de revisão e correção de exercícios, além de avaliações de desempenho aos estudantes das nossas escolas conveniadas. Assim, seu filho não precisa parar de estudar durante este tempo de isolamento social. 

E para ajudar a auxiliá-lo a ter o melhor aproveitamento possível, preparamos algumas dicas. Confira!

Ofereça um ambiente adequado, organizado e livre de distrações. 

Se você tem uma criança em casa, sabe que mantê-la concentrada não é tarefa fácil. Por isso, evite colocá-la para estudar em espaços com TV, pessoas passando ou conversando. O mesmo pode servir para os adolescentes. Oriente-os para que se livrem das distrações, como o celular (exceto quando o aparelho for necessário para se comunicar com colegas ou professores e tirar dúvidas, por exemplo).

Participe, mas mostre para seu filho que estudar é responsabilidade dele. 

Longe da escola, os alunos podem se sentir perdidos sem a figura do professor, isso é normal. É importante que os pais ou responsáveis motivem os filhos, participem das atividades que possam ser feitas em conjunto e auxiliem-nos no que for possível, mas mostrem que, mesmo em casa, a responsabilidade pelos estudos continua sendo deles. 

Organize uma rotina com seu filho.

Esse é um dos pontos mais importantes quando falamos do estudo em casa. No guia que disponibilizamos no www.specomvoce.com.br, sugerimos as disciplinas que os alunos devem estudar semanalmente. O estudante pode seguir nossa sugestão ou, junto com os pais e a escola, pensar em outra. O que importa é ter um planejamento e, se possível, adaptar a rotina para que seja próxima do que era na escola. Assim, seguindo os mesmos horários, fica mais fácil manter o ritmo de estudos habitual. 

Incentive que ele se comunique com os colegas

O distanciamento social pode provocar sentimentos como tristeza e ansiedade nas crianças e adolescentes. Por isso, incentive que seu filho mantenha o contato com os amigos. Durante os estudos, é bom que ele compartilhe dúvidas com os colegas para que possam aprender juntos, por exemplo. A tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. Use-a. 

Estimule o exercício físico.

Manter a mente e o corpo saudáveis são essenciais para aprender. Na rotina normal diária que exige nossa locomoção de um lugar para outro, até pessoas sedentárias acabam se exercitando um pouco. Mas, isolados em casa, fazer isso é mais difícil. Então busque alternativas para se exercitar e estimule que seu filho faça o mesmo. Caminhar pelo jardim, se alongar, praticar yoga são apenas algumas das opções possíveis. Escolha a que mais combina com vocês e inclua na rotina!

 

Fonte: Revista Sistema Positivo – Sistema Positivo

https://sistemapositivo.com.br/como-apoiar-os-filhos-nos-estudos-em-casa-durante-a-quarentena/