novos tempos instragram novos tempos facebook novos tempos youtube novos tempos twitter novos tempos twitter
  Novos Tempos retoma aulas presenciais seguindo os protocolos de biossegurança  
12/08/2021 - 10:58

 

Escola criou o Serviço de Orientação e Proteção à Saúde e Plano de Volta Aulas

No último dia 9 de agosto, o Colégio Novos Tempos voltou a ter alegria e vida com o retorno dos alunos da Educação Infantil às aulas. O Colégio volta às aulas presenciais, após 876 dias sem a presença de estudantes nas dependências da instituição. Durante esse período às aulas foram realizadas em sistema remoto.

O contentamento do começo das atividades escolares presenciais, pelo colégio, é seguido de muito cuidado para seguir as recomendações, calendário e protocolos apresentados pela Prefeitura de Contagem. Desta maneira, os primeiros estudantes do Novos Tempos a retomarem a rotina escolar foram os alunos de 4 e 5 anos. O intervalo entre a retomada dos grupos de estudantes para outro será sempre de duas semanas. A expectativa é que todos estejam de volta às escolas até o fim de setembro. 

Plano

Visando o retorno às aulas, o  Colégio Novos Tempos criou o Serviço de Orientação e Proteção à Saúde (SOPS) que apresenta no site da escola, o Plano de Ação Para Retorno das Aulas Presenciais de acordo com as exigências estabelecidas pelas autoridades públicas.

Algumas dessas recomendações já são conhecidas por todos, como o uso de mascarás facial, pontos de higienização de mãos (totens, pia água/sabão e dispenser com álcool gel) e aferição de temperatura. Outros itens importantes fazem parte do Plano como a produção de material de comunicação interna (cartazes e placas) para orientação e instrução da comunidade escolar, adesivos de distanciamento, troca de calçado pelos alunos e aquisição de materiais necessários para melhor controle de possível contagio. Dois exemplos desses produtos de desinfecção adquiridos pelo Novos Tempos são, um sanitizante derivado de plantas, sendo o único desinfetante registrado hoje, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com ativos terpenicos (Alfa TerpenOil) e demais ingredientes de fontes naturais e renováveis. Com baixíssima toxidade, o produto elimina os microrganismos (incluindo os da Covid) em até 30 segundos. Reforçando esses componentes de higienização o Novos Tempos, também, adquiriu a Espuma Antisséptica para mãos. Esse material traz segurança com toque suave e ação anti-ressecamento, mesmo com uso contínuo. Considerada mais eficaz que o álcool em gel ou outras preparações alcóolicas, a fórmula é livre de fragrâncias artificiais e ajuda de forma eficiente na prevenção de doenças porque cria uma película protetora residual nas mãos protegendo-as por até 4 horas.

Salas são higienizadas ao início e fim das aulas

Sala de Aula

Em sala de aula, os protocolos já começam na entrada do espaço com instalação de sapateiras para a troca de calçados, pelas crianças. Além da instalação de dispenser para a higienização das mãos. A cada início e fim de aulas as salas são, totalmente, higienizadas pelas profissionais de limpeza, com a utilização de equipamentos borrifadores.

Outra novidade que o Novos Tempos adquiriu para esse retorno as aulas, foram a instalação de equipamentos e sistema para as aulas hibridas.

Decisão

A decisão de permitir a volta presencial dos estudantes a escola, é uma escolha somente da família. Não existe nenhuma obrigatoriedade para a presença do aluno na instituição, tanto que, o modelo remoto continua sendo aplicado para os optantes por continuar estudando em casa.

 

Calendário

Veja o calendário das aulas presenciais em Contagem

  • 1ª etapa– 2 de agosto de 2021: retorno presencial dos professores, equipe pedagógica e administrativa, de forma gradual e progressiva, para fins de planejamento e organização das atividades pedagógicas em formato híbrido na Educação Básica;
  • 2ª etapa– 9 de agosto de 2021: retorno presencial da Educação Infantil (4 e 5 anos)
  • 3ª etapa– 23 de agosto de 2021: retorno presencial da Educação Infantil (0 a 3 anos)
  • 4ª etapa– 8 de setembro de 2021: retorno presencial do Ensino Fundamental (anos iniciais);
  • 5ª etapa– 22 de setembro de 2021: retorno presencial do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.