INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS  
ÍNDICE
  Horários e Turnos  

Atendimento Secretaria / Tesouraria: das 8:00h às 18:00h

Atendimento financeiro - 08:00h às 18:00h

Atendimento pedagógico - 07:30h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h

Biblioteca - 07:10h às 12:10h e das 13:10h às 18:00h

Atendimento pedagógico aos pais:

Além das reuniões previstas, a coordenação pedagógica do IENT faz agendamentos individuais ou em grupo, sempre que necessário. Porém, os pais e/ou responsáveis também poderão solicitar atendimento pedagógico sempre que julgarem necessário. Neste caso, deverão agendar um horário, através da agenda escolar, pessoalmente ou através do telefone 3391-6097.Solicitamos que evitem a abordagem da equipe pedagógica, especialmente dos professores, nos momentos em que estes deverão estar com atenção voltada, exclusivamente, para os alunos (entradas, saídas, etc.).

OBSERVAÇÕES SOBRE OS HORÁRIOS DE SAÍDA

Após o término do período de aulas, só poderão permanecer nas dependências da escola os alunos com atividades programadas pela equipe pedagógica. Os alunos que praticam algum esporte devem dirigir-se ao local da aula ou treino, aonde serão acompanhados pelo professor responsável, na modalidade na qual estão regularmente inscritos.

Será cobrada uma taxa extra para os alunos que ficarem após o horário de tolerância da saída, com o objetivo de custear o horário extra do funcionário que ficará responsável pelos mesmos. O valor será proporcional ao tempo de permanência.

Os responsáveis pelos alunos que utilizam o serviço de transporte escolar devem conversar, antecipadamente, com os condutores e auxiliares, a fim de garantir o cumprimento do horário estabelecido pela escola.

Contamos com a compreensão nesse sentido, a fim de que possamos respeitar também o horário de encerramento do trabalho dos educadores e garantir a segurança de todos.

Atrasos

Estejam atentos à pontualidade na entrada, pois o seu não cumprimento prejudica principalmente o aluno, que perde parte do conteúdo trabalhado, além de acarretar uma série de transtornos, dentre eles a interrupção da aula já iniciada.

Em caso de imprevistos, haverá uma tolerância de até três atrasos por ano. O aluno atrasado poderá entrar na escola até 7:30h (turno da manhã) ou 13:30h (turno da tarde) e assistirá as aulas à partir do 2° horário.

Acontecendo o 3º atraso, a família do aluno será comunicada e, em caso de 4° atraso, o aluno retornará para casa.

Transito de alunos após o término das aulas

Após as aulas, os alunos que praticam algum esporte devem dirigir-se ao local da aula ou treino onde serão acompanhados pelo professor responsável, na modalidade na qual estão regularmente inscritos.

Hoje, mais do que em qualquer outra época, a segurança tem sido motivo de preocupação para todos. Por isto, só é dada a autorização para o aluno deixar a Escola, durante os trabalhos escolares, em situações especiais, mediante solicitação escrita dos pais ou responsáveis.

Após o término do período de aulas, só poderão permanecer nas dependências da escola os alunos com atividades programadas pela equipe pedagógica. Lembramos que, depois das 12h (turno da manhã) e das 18h (turno da tarde) os portões serão fechados. Além disso, às 18h tem início as atividades do 3° turno/faculdade.

Evite transtornos. Busque seu filho pontualmente!

  UNIFORME  

O seu uso diário visa organização através da praticidade, nivelação social e identificação dos alunos, sendo obrigatório em todos os dias da semana para todos os alunos.

A justificativa para o comparecimento do aluno à escola, sem uniforme, deverá ser registrada na agenda por seu responsável e devidamente assinada.

Não será permitido, na escola, o uso de camisetas de time de futebol, roupas cortadas arbitrariamente, bem como chinelos e adornos que descaracterizam o uniforme.

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Uniforme completo da escola, inclusive agasalhos.*
meia e tênis.*
avental da escola para atividades diversas.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio*

* Uniforme completo da escola, inclusive agasalhos.*
meia e tênis.*
Jaleco branco para atividades diversas...

OBSERVAÇÕES:

  1. Sandálias (inclusive tipo crocs), chinelos, botas ou tamancos, toucas, chapéus, bonés e outros adornos não fazem parte do uniforme.
  2. As camisas dos eventos da escola serão aceitas como uniforme de uso diário somente durante o ano em que o evento aconteceu.
  3. Uniformes de escolas de futsal, judô, ballet, handebol, voleibol e outros não serão aceitos nas aulas de Educação física, nem como uniforme diário.
  Educação Física  

Todos os alunos deverão frequentar e fazer as atividades das aulas de Educação Física.

Será obrigatório o uso do uniforme de educação física (camiseta, bermuda, tênis e meia) para que o aluno faça a aula.

Os alunos em situação especial, devidamente comprovada, estarão isentos de frequência.

A dispensa será definitiva ou temporária, conforme estabelecer o seu comprovante.

Durante os jogos e em todas as atividades, os alunos serão orientados a terem atitudes condizentes com a prática esportiva.

Objetos que o aluno venha a utilizar em seu corpo, como brincos, piercing, correntes, anéis etc., deverão ser retirados no horário da Ed. Física.

  Programa Bilíngue  

O Colégio Novos Tempos está em constante acompanhamento das evoluções globais. Nossas ações são pautadas em tendências e com foco no desenvolvimento integral do aluno.O Colégio Novos Tempos está em constante acompanhamento das evoluções globais. Nossas ações são pautadas em tendências e com foco no desenvolvimento integral do aluno.

O Programa Bilíngue IENT 2020 será ofertado aos alunos do 2º período da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental.

As aulas serão realizadas em carga-horária estendida e em parceria com a Edify – Programa Bilíngue para escolas.

Serão 05 h/a semanais de imersão na língua inglesa, através de projetos interdisciplinares baseados no método CLIL – Content and Language Integrated Learning.

São aulas em inglês e não simplesmente de inglês!

  Horário Integral  

Horário escolar estendido que oferece experiências diversificadas e para além do currículo escolar obrigatório.

Com infraestrutura adequada e um ambiente acolhedor, oferece conforto, segurança, diversão, descanso, estudos orientados, alimentação saudável e muito mais!

Sempre com o objetivo de estimular a autonomia e a sociabilidade de seus alunos, conta com atividades cuidadosamente planejadas por profissionais qualificados.

  Critérios de enturmação  

O IENT, através da ação profissional de seus educadores procura construir sempre um referencial de confiança no seu relacionamento com as famílias. Assim decidimos compartilhar com vocês um dos processos internos de grande relevância para todos: a enturmação.

Consideramos oportuno informá-los sobre a dinâmica utilizada na escola.

A equipe de pedagogos retorna cerca de dez dias antes do início das aulas a fim de trabalhar exclusivamente no processo de enturmação. A realização desse trabalho requer a consideração de critérios institucionais de caráter pedagógico, que contribuem para um ambiente mais propício à aprendizagem, por isso, são cuidadosamente estabelecidos pela instituição.

Todas as turmas são heterogêneas e organizadas a partir dos seguintes critérios: Equilíbrio do número de alunos considerando: sexo feminino/masculino; alunos novatos/veteranos e rendimento (variação da média geral de desempenho escolar) e encaminhamentos feitos pelos professores nos conselhos de classe e durante o ano.

À partir do 8º ano fundamental, nas aulas de inglês, os alunos serão enturmados de acordo com seu nível de proficiência nesta língua, após aplicação de teste de nivelamento específico e com referência no CEFR - Common European Framework of Reference for Languages (Quadro Europeu Comum de referência para línguas).

Lembramos aos alunos que não haverá troca de turma após a enturmação.

  Material do Aluno  

O material escolar é indispensável para um bom aproveitamento das atividades. Cabe ao aluno selecioná-lo, cuidadosamente, de acordo com seu horário de aulas. A falta do material prejudica o rendimento do aluno.

Para maior organização, é indispensável que o aluno tenha sempre em mãos todo o material escolar, devendo o mesmo estar identificado com nome, série e turma. Os alunos não poderão interromper as aulas em outra sala para solicitar empréstimo de qualquer material.

Todo objeto estranho à atividade escolar será recolhido e entregue ao responsável pelo aluno. O único objeto de corte permitido é a tesoura sem ponta.

Não nos responsabilizamos por materiais perdidos, joias, máquinas fotográficas, inclusive celulares, smartphones, ipods, MP3 ou similares, instrumentos musicais, aparelhos de som, tablets, notebooks, filmadoras e outros objetos eletrônicos ou de valor. Contudo, em caso de perda de material, o aluno deverá dirigir-se ao setor de perdidos e achados.

Com o objetivo de manter a concentração, bem como o bom aproveitamento das aulas pelos alunos, fica proibido o uso de aparelho celular durante as aulas, exceto para fins pedagógicos e com orientação do professor, nos termos da Lei 14.486 de 09/12/2002 e do Regimento Escolar do Instituto Novos Tempos. Em caso de descumprimento desta norma, o aparelho será recolhido e entregue diretamente aos pais.

A agenda escolar do IENT é de uso obrigatório e funcional. Ela é entregue, gratuitamente, a cada aluno, no início do ano letivo. Em caso de perda, descaracterizações ou falta de folhas, o aluno deverá comprar nova agenda, na secretaria da escola. Evite, portanto, rasurá-la ou rabiscá-la.

O aluno deverá guardar os objetos pessoais na mochila, durante o período do recreio e após o último horário, verificando se não os esqueceu em sala de aula. O IENT não se responsabiliza por extravio de objetos, dinheiro ou pertences de valor.

  Passe Livre  

O aluno que precisar marcar trabalho na escola deverá agendar (na coordenação) e reservar o espaço com 48 horas de antecedência e apresentar, no dia estipulado, autorização assinada pelos pais/responsáveis para permanecer na escola.

Obs.: Disponível para alunos do 5º ano fundamental ao Ensino Médio.

  Segunda Chamada  

O aluno que perder qualquer avaliação, terá o direito de fazer a avaliação de 2ª chamada, somente nos casos previstos em lei (doença, serviço militar, prestação de serviço representando o País no exterior e falecimento de parente).

1º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio

O aluno que perder avaliação deverá:

  1. Preencher requerimento na secretaria dentro do prazo máximo de 48 horas após a avaliação (é de responsabilidade do próprio aluno).
  2. Anexar documentação que justifique a falta.
  3. Observações:

    1. Os pedidos serão avaliados pela Coordenação;
    2. Cabe à Coordenação Pedagógica aceitar ou não o pedido;
    3. Não haverá 2ª Chamada para perdas por motivos de lazer, turismo, consultas médicas de rotina e outros. Nesses casos, o aluno poderá fazer a avaliação suplementar no final do trimestre.
    4. A segunda chamada de avaliações trimestrais será realizada no contra turno, em horário a ser estipulado pela coordenação.
    5. A segunda chamada de AIE, Avaliações Parciais ou Simulados será feita com a aplicação de uma regra de três simples.

Lembramos que é de responsabilidade da família e da escola, reforçar aos nossos jovens a importância que os compromissos assumidos devem ter na vida de um cidadão ético.

  Seguro Escolar  

A escola possui seguro escolar que garante cobertura para acidentes ocorridos dentro e fora da escola por 24 horas.

  Visita Técnica / Cultural  

A equipe do IENT acredita que a aprendizagem e a formação dos alunos se realizam em espaço que vai além da sala de aula.

Nessas atividades, caberá aos pais ou responsáveis primar pela pontualidade dos horários.

Os trabalhos de campo promovidos pela escola favorecem o conteúdo estudado em sala, sendo consideradas como uma atividade do projeto desenvolvido pelo professor.

Os pais recebem, antecipadamente, a programação e os objetivos do evento em papel oficial, devidamente assinado pela coordenação pedagógica e/ou pela direção.

  Medicamentos  

Em consonância com as normas legais do COREN ( Conselho Regional de Enfermagem ) e da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ), qualquer medicamento somente será administrado mediante orientação por escrito da família e receita médica.

Em situações de emergência, a família será contatada, portanto, deverá manter sempre atualizados o endereço e telefones para contatos.

  Direitos dos Educandos  

Além daqueles que lhes são outorgados pela legislação aplicável (Constituições Federal e Estadual, além do Estatuto da Criança e do Adolescente), constituem direitos do aluno, previstos pelo Regimento Interno do IENT:

  • Usufruir de uma educação de qualidade;
  • Receber uma educação cívica que o prepare para o exercício da cidadania;
  • Receber orientação para a construção de um projeto de vida e para a escolha de uma profissão;
  • Apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho escolar;
  • Participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação e promovidas pela Escola;
  • Ser tratado com respeito e atenção pela comunidade escolar;
  • Receber adequada orientação no desempenho de suas atividades escolares;
  • Requerer, por escrito, ou sugerir providências ao sentir-se prejudicado;
  • Fazer uso da biblioteca e dependências escolares nos termos permitidos pelo regulamento.

Lembramos que não estão inclusas, as obras literárias para trabalhos específicos, avaliativos ou não, solicitados pelos professores durante o ano letivo. Estes serão solicitados na lista de material didático- escolar entregue no ato da matrícula.

  • Tomar conhecimento do seu resultado no processo avaliativo da aprendizagem e de sua frequência;
  Postura em sala de aula  

O aluno deve manter uma postura adequada ao trabalho escolar. Em caso de indisciplina, este será alertado pelo professor e, na reincidência, encaminhado à Coordenação Pedagógica. Não há intervalos entre as aulas. Portanto, o aluno deverá aguardar o professor dentro da sala. Sua entrada, após a do professor, não será permitida.

O aluno só poderá ausentar-se da sala com autorização do professor.

Não é permitida, ao aluno, a troca de sala de aula sem o consentimento da coordenação.

Em caso de atraso na chegada à sala, nos horários determinados, serão tomadas as seguintes medidas:

  • Advertência do professor com registro na ficha do aluno.
  • Comunicação à coordenação, em caso de reincidência.Além disso, o aluno deverá:
    • Colaborar e cuidar para que a sala de aula e outras dependências da escola sejam mantidas limpas e em ordem. Ocorrendo desordem, os alunos envolvidos serão convidados, juntamente com o professor ou outro funcionário a organizar o ambiente. *Ter todo o material didático, para garantir as condições necessárias ao bom desenvolvimento das aulas.
    • Ter todo o material didático, para garantir as condições necessárias ao bom desenvolvimento das aulas.
    • Ter participação ativa nas aulas: ouvir o professor com atenção, anotar e expor suas dúvidas. Exercícios, trabalhos, pesquisas e outros, objetivam o melhor desempenho do aluno e são de cumprimento obrigatório.
    • Em caso de falta, informar-se sobre conteúdo, tarefas dadas, data de avaliações, entrega de trabalhos, etc.
  Não é Permitido  

Consumo de balas e chicletes em sala de aula ou fora dela, bem como de quaisquer outros alimentos de acordo com a lei estadual no 18.372.

Uso de aparelhos eletrônicos e celulares durante as aulas e avaliações, exceto em atividades pedagógicas, com acompanhamento do professor. O aluno que descumprir esta regra terá seu aparelho recolhido e entregue aos pais (ver mais informações no item 7 desta agenda).

Usar qualquer tipo de droga, incluindo-se cigarro e bebida alcoólica, nas dependências internas e nas áreas externas próximas à escola, em trabalhos de campo ou em dias de atividades de formação.

Qualquer manifestação violenta (brigas, intimidações, brincadeiras de mau gosto, trotes, etc.), assim como portar objetos que atentem contra a integridade física do outro (canivetes, estiletes, lâminas de barbear, etc).

Provocações veladas aos princípios da escola, bem como incitações coletivas que perturbem o bom desempenho das atividades escolares, inclusive através de meios digitais tais como redes sociais, Aplicativo IENT ou outros.

Praticar bullying, cyberbulling ou qualquer outro tipo de violência virtual ou presencial caracterizada por atos de intimidação, humilhação ou discriminação. Inclusive o uso ou criação de comunidades virtuais com objetivo de insultar, ameaçar ou humilhar pessoas ou instituições.

Envolver-se em brigas, nas proximidades da escola.

“Pichação” dentro e fora da escola. Esse ato é considerado falta grave.

Uso de líquidos corretivos pelos alunos na escola.

Namoro nas dependências da escola e em suas imediações.

Permanência em estabelecimentos que comercializem bebidas alcoólicas nas imediações da escola, principalmente, quando uniformizados.

Promover vendas, coletas ou subscrições dentro da escola, sem autorização por escrito da direção.

Uso do nome da escola para qualquer fim, sem o consentimento da direção.

Cabular aulas dentro da escola ou em suas imediações.

  Aniversários  

Os aniversários de alunos, professores e funcionários serão comemorados com simplicidade, carinho e discrição.

Nos ensinos fundamental e médio, não serão permitidas festas envolvendo comidas e bebidas.

Na Educação Infantil, aniversário é um acontecimento que pode ser comemorado na escola.

Porém, vale estar atento a algumas regras que norteiam sua organização:

  • Entrar em contato com a coordenação para agendar o dia.
  • Os dias reservados para tal comemoração são 5ªs e 6ªs feiras.
  • A pontualidade é imprescindível e colabora com o planejamento do professor, previsto para o dia.
  • O tempo previsto para o evento é de 30 minutos.
  • A escola não disponibiliza material de festa para empréstimo. Todo material necessário, bem como a organização antes e depois, são de responsabilidade da família.

Para evitar transtornos e constrangimentos, a escola não intermediará a distribuição de convites referentes a festas particulares realizadas fora da escola.

  Dia do Brinquedo - Educação Infantil  

Realizamos, com os alunos da educação infantil, um momento lúdico uma vez por semana. Neste dia, a criança poderá trazer um brinquedo temático de acordo com a solicitação da professora através de bilhete na agenda escolar, para ser socializado com os colegas. É importante observar os seguintes aspectos ao escolher o brinquedo que será enviado:

  • O brinquedo deverá ser adequado à faixa etária.
  • Evitar brinquedos sofisticados, eletrônicos, sensíveis ou que contenham peças pequenas que possam sumir ou quebrar com facilidade.
  • Identificar o brinquedo com o nome e a turma da criança.
  • O brinquedo será compartilhado com outras crianças. Portanto, orientamos que evitem enviar brinquedos caros, raros e/ou de valor sentimental, a fim de evitar transtornos.

Obs.: A escola não se responsabiliza por danos ou perdas dos brinquedos

  Lanche  

O(A) aluno(a) poderá trazer o lanche de casa ou comprar na lanchonete da escola.

Questões relacionadas a lanches, cardápios, kits, pagamentos, dentre outros assuntos, devem ser tratados diretamente com o responsável pela lanchonete.

Lembramos que está em vigor a lei estadual no 18.372 de 04 de setembro de 2009 que dispõe sobre a promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas.

  Utilização do Espaço Físico  

Todos deverão colaborar com a manutenção da limpeza, usando as lixeiras distribuídas pela escola, bem como atendendo às normas de higiene ao utilizarem as instalações do IENT.

Exige-se a utilização adequada do mobiliário escolar, evitando quebrar, arranhar e/ ou rabiscar as carteiras e cadeiras. Caso ocorram danos materiais ao patrimônio da escola, o aluno deverá arcar com o ônus relativo ao prejuízo gerado. Pede-se circular, com tranquilidade, pelas áreas internas da escola.

Durante o recreio, o aluno poderá optar por atividades de lazer, no pátio. O acesso às salas de aula só acontecerá com autorização.

Os alunos deverão atender, prontamente, ao sinal de volta às salas, após o recreio e aulas especializadas. A sua entrada em sala de aula, fora dos horários normais, só poderá ocorrer com autorização por escrito do coordenador.

Os corredores deverão ser utilizados apenas para passagem. Chegando ao seu andar, o aluno deverá entrar, imediatamente, para a sala de aula.

  Deveres de casa  

Os deveres de casa se constituem em importante passo na caminhada da aprendizagem. Tem como objetivo a fixação dos conteúdos trabalhados em aula e a formação de bons hábitos como: responsabilidade, compromisso, organização, levantamento de dúvidas, verificação da aprendizagem e preparação para o entendimento do próximo conteúdo.

Exige-se que os deveres sejam feitos diariamente. Os alunos deverão empenhar-se em fazê-los sempre, mesmo quando lhes parecer difíceis.

Em caso de falta à aula, o aluno deverá informar-se sobre atividades desenvolvidas.

O descumprimento das tarefas de casa gera prejuízos na aquisição dos conteúdos, bem como de pontos, quando avaliadas.

  Laboratório  

As aulas de laboratório são muito importantes como suporte ou comprovação da teoria. É fundamental que o aluno participe ativamente de cada etapa, garantindo, assim, a compreensão de seus experimentos.

Pede-se o cuidado no uso do material do laboratório. Muitos são frágeis e qualquer gesto brusco pode causar danos.

É obrigatório o uso do avental (infantil ao 5º ano) ou do jaleco (6º ano ao Ensino Médio) durantes as atividades realizadas neste espaço.

  Biblioteca Ziraldo  

Horário de atendimento

Segunda à sexta-feira, de 7:10h às 12h e das 13:10h às 18h.

Consultas na biblioteca

A consulta ao acervo da biblioteca é permitida ao público, em geral. Poderá ser feita em loco ou pelo site www.ient.com.br/ziraldo. Este site também possibilita ao usuário renovar e reservar obras do acervo.

  • Os usuários têm acesso às estantes e as consultas devem ser solicitadas à bibliotecária.* As publicações retiradas das estantes devem ser deixadas sobre a mesa para a sua reposição pelo pessoal da biblioteca.
  • As bolsas, mochilas, pastas e/ ou similares devem ser guardadas no guarda volumes, enquanto o leitor permanecer na biblioteca.
  • Os usuários não podem deixar pastas e objetos pessoais guardados na biblioteca quando não estiverem fazendo uso deste espaço.
  • Não é permitida a entrada de usuários com alimentos dentro da biblioteca.

Inscrição:

  • Todos os alunos matriculados são automaticamente cadastrados na Biblioteca.
  • Os funcionários e professores da escola que desejarem, devem solicitar seu cadastro no departamento de informática.

Serviço de Empréstimo:

  • Têm direito a empréstimo domiciliar: alunos, professores e funcionários da Escola.
  • O usuário é diretamente responsável pelas obras em seu poder, não sendo permitido transferi-las a outros.

Material a ser emprestado:

  • Todo acervo está disponível para empréstimo, exceto obras de referência (dicionários, enciclopédias, periódicos e gibis). Lembramos que não estão inclusas, no material a ser emprestado, as obras literárias para trabalhos específicos, avaliativos ou não, solicitados pelos professores durante o ano letivo. Estas serão solicitadas na lista de material didático-escolar entregue no ato da matrícula.

Condições de empréstimo:

  • Todos os usuários têm direito ao empréstimo, no máximo, de uma obra por locação (salvo em casos específicos e autorizados pela coordenação).
  • O prazo de empréstimo é de 07 (dez) dias corridos, para qualquer tipo de livro, podendo ser prorrogado mediante apresentação deste, caso não haja pedido de reserva.
  • No caso de publicações em mais de um volume, não é permitida a retirada da obra completa de uma só vez.
  • Cabe ao(a) bibliotecário(a) resolver os casos de empréstimos especiais, quanto ao prazo, número e tipo de publicação.

Reserva:

  • O usuário tem direito de fazer reserva de publicações que já estejam emprestados, bastando para isso informar todos os dados necessários.
  • No caso de haver mais de uma reserva para a mesma obra, é observada rigorosamente a ordem cronológica das datas do pedido.
  • Perderá o seu lugar na lista de reserva o usuário que, por qualquer motivo, não puder retirar a obra no dia determinado.

Sanções:

  • O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito de fazer novos empréstimos até que regularize sua situação.
  • Cabe ao usuário indenizar a biblioteca, nos casos de perda ou danos causados ao material sob sua responsabilidade.

Visando maior organização e segurança do acervo, o(a) usuário(a) deverá observar outras regras de utilização do espaço, disponíveis no Regimento Interno ou na biblioteca, tais como a proibição do uso do celular, lanchar e outros

  Sistema de Avaliação  

Como os processos de ensino – aprendizagem são atividades que provocam modificações no aluno e no professor, o IENT dispõe de um sistema de avaliação adequado que revela a evolução do indivíduo, em um contexto abrangente, extrapolando as medições estritamente quantitativas de aquisição de conhecimentos. Avaliar, para nós, requer uma permanente tomada de decisões educativas para promover a melhoria do ensino-aprendizagem.

Avaliar é ver, julgar e agir num processo contínuo.

Durante o ano letivo serão distribuídos 100 (cem) pontos em cada disciplina, da seguinte forma:

• 1º Trimestre: 30 pontos - Média: 18 pontos
Av. Parcial- 5 pts.; A.I.E/Simulado-6 pts.; Av. Trimestral- 12 pts.; Outras atividades: 7 pts.

• 2º Trimestre: 35 pontos - Média: 21 pontos
Av. Parcial-7 pts.; A.I.E/Simulado-8 pts.; Av. Trimestral- 13 pts.; Outras atividades:7 pts.

• 3º Trimestre: 35 pontos - Média: 21 pontos
Av. Parcial-7 pts.; A.I.E/Simulado- 8 pts.; Av. Trimestral- 13 pts.; Outras atividades: 7 pts.

O mínimo necessário para promoção em cada disciplina é de 60 (sessenta) pontos após a 3ª etapa com a freqüência mínima de 75%.

Recuperação

São oferecidas duas modalidades de recuperação.

1. Avaliação Suplementar: oportunidade oferecida ao aluno ao longo do ano letivo. Acontece na 1ª e 2ª etapas mediante inscrição na secretaria e de acordo com o calendário de avaliações que são aplicadas no contra turno do aluno. Sugerimos a substituição da avaliação com o menor aproveitamento alcançado.

Critérios

  • Número de disciplinas em que é permitido fazer a avaliação suplementar: 03 (três disciplinas) em cada etapa;
  • Todos os alunos com média ou não poderão optar pela avaliação suplementar em uma das três avaliações aplicadas na etapa.
  • O aluno que fizer a inscrição na secretaria na data estipulada, pagando o valor de R$ 20,00 (vinte reais) por avaliação.
  • O resultado obtido na avaliação suplementar substituirá a menor nota da Avaliação Parcial, Trimestral ou Intermediária, exceto simulado.

2. Recuperação Final: É oferecida ao aluno, que ao término do ano letivo, não tenha alcançado 60 ( sessenta) pontos como total anual.

Critérios

  • Rendimento anual mínimo, em cada disciplina, para entrar em recuperação: 40 (quarenta) pontos;
  • Número de disciplinas em que é permitido fazer recuperação: 03 (três) disciplinas.

A Recuperação Final consta de duas atividades:

  1. Trabalho Orientado: será realizado em sala de aula, sob a supervisão do professor e vale 30 (trinta) pontos.
  2. Avaliação escrita: Após um período de estudos autônomos, será aplicada uma avaliação no valor de 70 (setenta) pontos.

A inscrição para recuperação deverá ser feita na secretaria e terá o valor de R$ 20,00 (vinte reais) por disciplina.

O resultado da Recuperação é calculado utilizando-se a seguinte fórmula:

Total Anual + (recuperação x 2) = nota final 3

O aluno deverá alcançar para promoção o mínimo de 60 (sessenta) pontos.