BIBLIOTECA ZIRALDO  

Em 2018, o espaço recebeu o nome de Biblioteca Ziraldo?. O cartunista e escritor Ziraldo, criador do personagem Menino Maluquinho, esteve no colégio, no dia 10 de maio de 2017 como premiação do concurso cultural Maratona de Leitura de Livros Infantis, no qual estudantes do Instituto venceram a competição e proporcionaram a presença do cartunista em Contagem, pela primeira vez.

Na oportunidade a direção do Novos Tempos fez a homenagem ao rebatizar sua biblioteca como Biblioteca Ziraldo. O artista participou da cerimônia de inauguração do espaço, além de eternizar seu talento nas paredes da biblioteca. Em sua passagem pela escola, Ziraldo compartilhou com os presentes a seguinte reflexão: "Fica um recado para vocês, ler é mais importante do que estudar", disse o chargista.

A Biblioteca Ziraldo é um centro de recursos educativos, integrada ao processo de ensino - aprendizagem com o objetivo de desenvolver e fomentar a leitura e a informação.

Possui um acervo variado com riqueza de livros didáticos, literatura e obras de referência como: enciclopédias, dicionários, almanaques, atlas, revistas, mapoteca, videoteca, cdteca, hemeroteca, gibiteca e outros materiais especiais.

Estamos constantemente fazendo novas aquisições a fim de que as informações estejam sempre atualizadas e enriquecidas.

A Biblioteca está preparada para interagir com a Equipe Docente no desenvolvimento de atividades pedagógicas, facilita, integra e dinamiza o processo de Ensino e Aprendizagem, formando cidadãos reflexivos, orientando alunos e professores à Pesquisa Escolar e desenvolvendo o prazer pela leitura.

A Bibliotecas Novos Tempos está com seu acervo informatizado e dividido respectivamente em:

  • Obras de Referência (enciclopédias, dicionários, atlas, almanaques).
  • Gibiteca.
  • Biblioteca do Professor.
  • Literatura infanto-juvenil.
  • Literatura infantil.
  • Cdteca.
  • Videoteca.
  • Periódicos (revistas).

OFERECEMOS OS SEGUINTES SERVIÇOS:

  1. Empréstimos, devoluções, renovações e reservas automatizados.
  2. Referência (orientação individual ao usuário).
  3. Catálogo automatizado.
  4. Acesso gratuito a Internet.
  5. Hora do Conto.
  6. Apoio à Pesquisa.
  7. Consulta local.

Para assegurar uma boa organização e bom atendimento nos serviços prestados pela biblioteca, estamos retomando algumas informações importantes que fazem parte da rotina de nosso trabalho:

  • O espaço da biblioteca destina-se, sobretudo, ao estudo, à pesquisa e à leitura, e não a outras atividades como: ensaio de teatro, jogos e confecção de cartazes. Portando não será permitido o uso de tesoura, cola, tinta e estilete.
  • Ao entrar, o usuário deverá deixar objetos, tais como: som, celulares, mochilas e similares, nos escaninhos da Biblioteca, sendo de inteira responsabilidade do aluno a guarda deste material. E ao sair, por qualquer motivo, deverá retirá-lo.
  • Desenvolvemos o projeto " Hora do Conto" como parte de um programa de incentivo à leitura para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
  • Em nossa videoteca o usuário poderá locar dvd's por um período de 10 (dez) dias e se responsabilizará em caso de perdas e danos, repondo o mesmo material à biblioteca.
  • Para o atendimento de pesquisas escolares, pedimos ao usuário que marque um horário com a Bibliotecário(a) e traga de casa uma autorização assinada.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 07:00h às 12:00 e 13:00 às 18:00h

Regulamento do serviço de empréstimos de livros:

  1. Têm direito a empréstimo domiciliar de livros todos os usuários cadastrados como leitores; a saber: alunos, professores, pais e funcionários do IENT.
  2. Poderão ser emprestados para cada leitor dois livros simultaneamente (literatura e pesquisa).
  3. O prazo de empréstimo é de dez dias consecutivos, podendo ser renovado, caso a obra não esteja reservada por outro leitor.
  4. A renovação de empréstimos só será feita mediante apresentação dos livros.
  5. Em caso de atraso nas devoluções, o leitor perderá o direito a novos empréstimos, num período igual ao do atraso, a contar da data de devolução.
  6. E em atraso de livros que estão reservados, o período de suspensão mencionado acima será dobrado.
  7. O leitor é diretamente responsável pelas obras que retirar da biblioteca. Em caso de perdas e danos, deverá restituir outro exemplar da mesma obra. E, se tratar de obra esgotada, a biblioteca indicará outro título de igual valor para substituição.
  8. Não serão emprestadas obras de referência e revistas, podendo apenas serem consultadas no recinto da biblioteca. Será permitido o empréstimo dessas obras para reprografia.
  9. Não é permitido lanchar no recinto da biblioteca.
  10. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação pedagógica e/ ou direção.

O QUE A BIBLIOTECA ESPERA DE VOCÊ:

Em primeiro lugar, que a use. Que respeite seu regulamento e seu acervo. Que ofereça sugestões para melhorar os serviços ou para corrigir as falhas existentes.

Pensamentos:

"Mas não basta a existência de uma biblioteca por muito bem que ela esteja organizada e apetrechada, para criar junto das populações gosto pela leitura.

Ela deverá afirmar-se perante todos os elementos da comunidade com um serviço cuja utilização, para além de fácil e agradável, surja como uma necessidade.

Por outras palavras, a biblioteca só estará a cumprir bem suas funções, se a sua freqüência se tornar tão banal como a ida a mercearia ou ao café."

(Joaquim Portilheiro)